olá! já te falei que o meu nome é mariana tiso e a minha formação, né? se quiser saber mais sobre mim clique aqui. trabalho com facilitação gráfica e pensamento visual desde 2013, quando tive contato com a comunidade internacional art of hosting. a partir daí comecei minha pesquisa-ação em metodologias colaborativas.
já ministrei espaços sobre comunicação visual em disciplinas ofertadas pelo departamento de educação e de comunicação da universidade federal de viçosa, no simpósio de integração acadêmica (ufv), e em outras possibilidades institucionais, como a jornada de ensino de história (anpuh), encontro regional de história (anpuh), e em curso livre pelo departamento de design da universidade tecnológica federal do paraná (utfpr).
atualmente me dedico às possibilidades narrativas por meio da escrita e rabisco diário em cadernos e paredes. você pode seguir por aqui.
III Jornada de Ensino de Historia, 2019 ph. Julia Caldeira
a facilitação gráfica é uma metodologia de registro visual que pode ser usada como elemento chave para facilitar o próprio processo de ensino e/ou aprendizagem.
também denominada “colheita”, ela proporciona a prática de escuta e leitura direcionadas, favorece tanto a aprendizagem individual quanto coletiva e pode ser trabalhada como ferramenta de avaliação e acompanhamento de estudo.
a memória visual é um tipo de memória normalmente menos desenvolvido e, ao mesmo tempo, muito poderosa por seu poder de síntese e rápida rememoração.
mini workshop de primeiros rabiscos
no XXII encontro regional de história da anpuh minas