top of page
  • Foto do escritormariana tiso

meu sistema de cadernos para 2023 + programação do perfil

Atualizado: 7 de jan. de 2023


neste ano estou tentando ser mais organizada e planejada com o caderno narrativa e o jeito que encontrei para conseguir realizar essa meta/objetivo é escrever no papel. comecei com um caderninho de R$9,90 que comprei na lojinha da esquina e diagramei de forma bem minimalista, com visões mensais e semanais, além de espaços livres para demais coleções à medida que surgissem. mostrei aqui no dia em que fiz, mas percebi bem rápido que não seria suficiente para o volume de coisas que o caderno narrativa demanda.


hoje, dia 06/01, após dois dias de uso apaixonado do meu kinbor weeks - um caderno do tamanho de uma carteira que carrego numa carteira e que mostro aqui - resolvi investir em um planner mais encorpado e com mais páginas; a ideia é ter somente um durante todo o ano. na esperança de dar certo, encomendei um kinbor versão diária, do tamanho A6, assim que chegar faço um vídeo também mostrando o interior mas de todo jeito já planejei o próximo uso do caderninho A6 da esquina: como ele possui encadernação com espiral, provavelmente vou retirar as folhas do conteúdo que vou migrar para o novo kinbor e utilizá-lo como “caixa de entrada”.


essa ideia de caixa de entrada vem do nosso do ano passado em que estudamos e colocamos em prática - por isso o nome - os conteúdos do método gtd tanto pelo livro que explica o método quanto pelo guia prático, ambos desenvolvidos pelo david allen. basicamente é um caderninho ou bloquinho bem pequeno que carrego na bolsa junto com o meu combo kinbor weeks (olha ele de novo ) + case que na verdade é uma carteira + mini planner de finanças A7. enquanto no caderninho anoto as ideias que vem à cabeça quando estou fora de casa e depois “migro” para o respectivo caderno e/ou coleção, o mini planner eu anoto o gasto, na hora que foi feito ou o mais rápido possível. o objetivo de ambos, bem como dessa prática de escrita de si diária é só um: tirar da cabeça e manter em lugar seguro e de fácil acesso meus pensamentos, ideias, sentimentos, eventos, tarefas e informações importantes para, assim, ter mais espaço para novas ideias e pensamentos.


para completar o meu “sistema” de escrita e organização de 2023 faltou só falar do planner de estudos e da mandala lunar. já tem vídeo dos dois (sempre que tiver algo vermelho, tem link para vídeos ou outras postagens), mas basicamente os dois são de ficar “em casa” devido à menor portabilidade em relação aos demais cadernos (eles são de um tamanho que fica entre o A5 e o A4 e que podemos chamar de “colegial”) e também dado ao assunto, que geralmente faço no espaço de casa mesmo, que é estudar e escrever sobre mim. ainda nesse mês vou gravar explicando essas diferentes áreas e como separei ao invés de manter o famoso “caderno de tudo” de que falei tanto em 2022.


para finalizar este post, para além de escrever para me ajudar a raciocinar melhor, compartilhar com vocês reforça meu compromisso de me manter focada e planejada - vimos sobre a importância dessa responsabilidade compartilhada no livro hábitos atômicos do nosso clubin. sendo assim, seguem as datas que já tenho planejado. prometo voltar sempre que possível e deixando tudo listado à medida que for acontecendo:


01/01 lançamento clubin no apoia.se/clubin

03/01 montando o kinbor para apoios 15+ e liberado para todes em 06/01

05/01 passo a passo de como montar o seu caderno - exclusivo apoios 35+

08/01 montando janeiro para apoios 35+

10/01 aprofundando o método bujo: future log para apoios 65+

14 a 21/01 mini recesso. gravação de vlog da formatura (para todes)

27/01 vídeo compras de papelaria do mês - aberto

29/01 folhear mensal dos cadernos utilizados no mês - exclusivo apoios a partir R$15

29/01 chamada de vídeo com apoios 65+ para revisar janeiro e planejar fevereiro


também pretendo gravar finalmente o tão pedido vídeo com minhas sugestões de curso na plataforma da domestika e o folhear do meu planner de 2022! vou programar para estarem disponíveis nesse meu mini recesso da formatura!


a grande parte do que eu falei aqui são conteúdos para o canal no youtube e recompensas para o nosso clubin do apoia-se. quais outros conteúdos você gostaria de ver? quais redes você usa mais? se sentir à vontade, deixe nos comentários.


você sabe o que é A4, A5, A6 e A7 que eu falei neste post? sabe a diferença entre os tamanhos? em breve faço um post explicativo-demonstrativo com exemplos reais! mas, basicamente, quanto menor o número, maior o seu formato em relação ao próximo. exemplo: 2 folhas A5 formam uma A4

91 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page